Ateísmo? [2]
Rabiscado por Bianca Azulay , sábado, 20 de agosto de 2011 09:04
Eu sabia que isso iria dar uma discurssão imensa, apesar de eu não gostar de discutir, eu ainda quis escrever porque tinha isso em mente, e nada me impede quando quero alguma coisa.
Recebi vários comentários no facebook em relação ao que eu escrevi, uns eram dizendo que concordava ou que simplesmente entendia meu ponto de vista. Mas lógicamente tiveram vários que discordaram, lógico. Isso é digno de discurssão.
Mas definitivamente, teve um comentário, da clah, que foi imenso.. e é impossível ou mesmo sacal de responder no próprio facebook, então vou falar aqui mesmo.
Pra quem não sabe a resposta foi essa:
"
você diz da fé cega na ciencia, mas achar que a religião tem a resposta para o que a ciencia não tem, não é ter fe cega na religião?pra mim da na mesma. vc ter dito que a ciencia não te explicaçã pra tudo é dizer que a r...eligião explica o que a ciencia não, ou seja: fé cega na religião.
a religião explica apenas o que a ciencia ainda não explicou, qndo a ciencia passa a explicar, a religião diz que aquilo era apenas 'algo escrito simbolicamente'.a biblia foi por anos levada literalmente, agora é apenas simbolica, o raio era obra do deus do trovão, agora é apenas fenomeno natura, explicado fisicamente, a variabilidade de animais era obra de deus, que fez todas as especies, agora é seleção natural, e assim vai.
ao meu ver, a religião que procrastina, e não o ateismo, algo meio "ah, não temos explicação para isso, então falamos que é obra de Deus"
alem disso, a religião serve como apoio para as pessoas mais fracas. a ideia de céu e inferno faz as pessoas acreditarem que suas boas ações serão recompensadas, ou que seu sofrimento cessará depois. algo meio alienante e muito usado na idade media como todos sabem. religião tambem é um meio de manipulação em massa, uma prova são as brigas religiosas que existem.
o ser humano necessita acreditar em algo superior a ele, se vc ver, desde a idade das cavernas ja se acreditavam em divindades e havia rituais 'religiosos', e olha que legal, essas divindade eram usadas para explicar o que eles não intendiam, como doenças, que eram ditas como castigo divino (lembra-se da lepra na ideade media? que era conciderada castigo e hoje sabe-se que é causada por uma simples bacteria, se não me engano,e é algo facil de se curar). o ser humano tem medo do que não entende e busca uma explicação para tudo.
acreditar em divindade é como uma muleta, é mais facil aceitar que há motivos para tudo, que ha uma divindade cheia de amor e blablabla. um dado interessante é qe ateus cometem mais suicidios que religiosos. pra mim isso só prova que acreditar em deus é mesmo uma muleta.
o milagres? bem, se vc ler Jung, vc vera um conceito chamada inconciente coletivo, o que ja foi provado e explica muitos supostos milagres e outras coisas bizarras, como aparições de ets ou da virgem maria o-o
sobre individualidade, as pessoas são diferentes por causa do codigo genetico e da vivencia. é que não se pode fazer experiencias com seres humanos, mas acredito que se submeter dois gemeos as mesmas experienciaas (vivendo os dois separadamente) os dois terão a mesma personalidade. disse separadamente, pq a ciencia ja provou que gemeos costumam ter personalidade bem discrepantes para chamar antenção dos pais. há relatos de irmãos gemeos que foram separados ao nascer, e apos se reencontrarem, viu-se que os dois trabalhavam com as mesmas coisas, tinham se casado em datas bem proximas, e assim vai.
bem, a religião só tem explicação para tudo pq ela não precisa de provas, é só jogar um 'pq deus quis' que esta tudo certo. como você pode saber que é obra de deus? ai dizem 'é ai que entra a fé', mas acreditar nisso, sem provas, não é ser cego, ou querer ser enganado?
bem, eu acredito em dragões, e pronto! esta em varios livros, pq não se vê os dragões? bem, pq eles são invisiveis. os furacões são causados por suas asas e os tsinamis por quando eles passam voando por cima. é mais ou menos assim que funciona a fé. e ISSO que é procrastinar!
sobre o fato das mizerias e talz que vc disse, bem, vc não deu uma explicação para isso. vc apenas disse que é pq se existe paz, existe guerra, saude, doença, e assim vai. vc não explicou o porque de deus permitir isso. significa que alguns filhos deles são melhores que outros, por isso merecem ter uma casa, saude, paz e comida e outros não? alem disso, isso não é um ponto importante. ter guerrar não prova que deus existe ou não existe, e é um argumento muito falho!os ateus que vc conhece deveriam pensar em argumentos melhores.
bem, eu acredito que sou materia, e não acho que tenho alma, então a frase "Somos mais que matéria e sabemos disso, intrinsecamente. " não significou nada pra mim.
sobre o fato de sermos bondozos com alguem que não conhecemos... olha, nem todo mundo tem essa vontade de ajudar! alem disso, somos animais sociais, vivemos em sociedade e precisamos dela, uma prova é que seres humanos que ficam afastados da civilização acabam enlouquecendo. então é meio que instintivo tentar agradar alguem, pois sabemos que precisamos dessas pessoas. alem disso, tudo que fazemos, em alguma dimensão, tem a ver com o outros e com a aprovação por parte deles. então vontade de ajudar não é divina, é instintiva, é ha livros que defendem isso e explicam bonitinho. qlqr coisa eu dou uma procurada e te mostro.Ou seja, vc pode explicar essa questão que 'o ateismo não explicava' com base em sociologia e psicologia.
pq alguns laços são fortes? pq vc sente que conhece tal pessoa a muito tempo? bem, pq vc se identificou com ela (tem gostos parecidos, ou ja passaram por experiencias iguais antes de se conhecerem), teve experiencias boas ou ruins ao lado dela, se apoiou nela, ela te ofeceu ajuda qndo precisou, ou qlqr coisa assim.mais uma vez, somos animais que necessitam um dos outros, então é LOGICO que teriamos que formar laços mais fortes com certas pessoas. é intintivo, imagina, em epocas de crises (como por expemplo falta de alimento) é questão de sobrevivencia ter laços fortes com alguém.
os motivos dos sites são ridiculos e não concordo com nenhum. são pessoas que não acreditam em deus e querem provar que não precisam acreditar e de algum modo se afirmar perante a sociedade e buscar aprovação. e os comentarios dos sites não representam a opinião de todos os ateus. há alguns com argumentos bem fundamentados, que ja refletiram muito sobre o assunto e chegaram a conclusão que deus não existe.alguns dizem que são ateus só pra 'causar' e n pq realmente tem motivos para isso, então me nego a cometar sobre os comentarios desse site. pra mim é apenas um meuio de auto-afirmação deles e de tentar buscar aprovação com argumentos MUITO falhos."
Vamos por partes.. eu disse que queria argumentos melhores e nada melhor do que alguem que eu conheço.. sabia que não concordariam com os motivos do site então vamos lá.
Primeiro, não acho que seja muito certo discutir isso por motivos bem claros. Ateus ou seja lá o que for acreditam que não haja vida após a morte (nem um Deus ou qualquer coisa do tipo), no meu caso e no de outros, acreditamos que haja vida bem como um Deus, algo maior. A disparidade começa e termina aí, pois temos realidades diferentes e, portanto, nossos argumentos serão diferentes sendo que nossos argumentos se baseiam em coisas diferentes por isso, haverá conflitos. O cerne da questão está aí.
Vou deixar uma coisa clara, não disse que tenho fé cega na religião, mais uma vez, a cegueira impede a vista. Bem como a fé cega na ciencia.
E sim, o ateísmo procrastina.. sempre deixa para quando estivermos mais desenvolvidos, questões que ainda não são respondidas, mas que questões são essas que eu falo? Não, não são em relação ao meio material, natureza, comportamento.. não é isso que eu digo. Vivemos nesse mundo, é tudo que conhecemos e tomamos como verdade. Por que negar por completo que haja algo mais do que nosso próprio mundo? Qual a base que se tem para isso? O problema, digo mais uma vez, reside em uma mistura entre natural e sobrenatural, essa mistura tem que ser feita com cautela e digo isso pois acho que aplicar coisas daqui, da matéria, não seja o suficiente para explicar coisas de fora, o problema é que entendemos, apesar de pouco, apenas coisas que possam ser explicadas do jeito que a gente entenda, mas somos limitados. Crescemos tanto com o tempo, e ainda iremos crescer mais, no entanto continuamos limitados a nossa tão conhecida matéria. Creio que Sobrenatural explica sobrenatural e matéria explica matéria.
Existe outro motivo que muitas pessoas passam a desacreditar na religião que é chamada "diminuição de Deus" ou coisa do tipo. O que seria isso? A igreja começou forte com fundamentos bem construidos em relação ao geocentrismo, adão e eva e coisas do gênero. A ciência veio iluminar a mente do povo que caia na escuridão da alienação, os fizeram questionar e entender sobre o mundo e o que acontecia, isso diminuiu o poder da igreja, fizeram até contestar a existência de deus, algo que nunca tinha sido levado em consideração. Eu achei isso incrível, nada melhor do que contestar as verdades postas, nada melhor do que dúvidar e questionar a própria realidade, não tenho nada contra isso, cada pessoa encontra sua própria resposta.
No entanto, tenho dúvidas e questionamentos sobre o próprio ateismo. Clarissa, você disse que a religião serve para "tapar os buracos" na ciência. Tipo, eu não sei explicar isso, portanto foi Deus. Não gosto disso, imagine eu, no meio de minha pesquisa eu não encontro uma resposta 'vou atribuir a Deus' não é bem assim.. nao acho, por exemplo, que houve um 'dedo de deus' no big bang. NÃO MESMO, 'do nada exite tudo, só pode ser Deus!' talvez intriscecamente mas, na realidade, não. Creio que houve explicação, mas ainda não sabemos direito. Não ponho Deus nas minhas pesquisas, ponho num lugar acima, longe da matéria. Você disse que temos necessidade de acreditar em algo maior, mas não me disse porque. Você disse que serve de apoio a pessoas fracas, e sim, também acho isso, mas também acredito que existem muitas pessoas fortes que são religiosos, digo até que a religião os dá ainda mais força. Tanto para fracos ou fortes.
Disse que a religião serve como um meio de alienação, e sinceramente, também acho que sirva para isso... mas não acho que seja o único motivo. A Igreja ou qualquer outra coisa ajuda e isso não se pode negar. Não há apenas um lado ruim, não existe apenas alienação, mas existem pessoas sabendo lidar melhor com as dificuldades da vida, existem pessoas que conseguiram aquietar seus corações com ajuda da religião, da crença. Por que? não sei, talvez haja algum motivo que possa ser explicado, mas isso não resume. Você disse que deus explica o que não sabemos e deu até exemplos de homens das cavernas que colocavam deuses em tudo. Bom, tudo se resumiu a apenas um que tem o poder de fazer tudo que os outros fazem. Acho que nossos conceitos de divindade mudam com o tempo, por que? Porque as pessoas mudam com o tempo.
Mas se todos nós morressemos, Deus morreria? Sabe, isso é muito pessoal e eu acho que não morreria porque Ele está presente mesmo na fusão nuclear do sol.Não depende de nós, mas muitos de nós acreditamos que ele depende da gente.
Ateus cometem mais suicídios e isso é uma prova para você que religião é uma muleta? Como assim? Isso para mim só diz que eles perdem o sentido da vida. Ou melhor, que perdem a noção de que é vida. Por isso se matam. Nada a ver com muletas.
Voltando as guerras, míseria e coisas assim eu digo, sim, alguns merecem o que tem e vou explicar.
Creio na reencarnação e acredito que haja 'ação e reação' em relação aos seus atos, portanto a miséria, o estupro, a fome, vão para pessoas que mereceram isso. Se voce estuprou alguem, será estuprado na próxima vida, se bateu em alguma mulher, você voltará como mulher e sentirá o que você fez na vida passada. Entende? É algo assim.. Sente o que merecia, para aprender com os erros e não fazê-los novamente. Por isso, creio que muitos que passam fome ou é porque serão mais abastados na próxima vida ou é porque fizeram algo para merecer aquilo.
Eu falei sobre ajudar e você me disse que algumas pessoas não tem isso e depois diz que é instintivo. Se é institivo porque algumas pessoas não tem isso? Enfim, não é esse o mérito, acho ainda bizarro o instinto de ajudar alguém que não te ajudará futuramente, que não será "útil" para minha sobrevivencia, porque certamente, ele não será. Ajudar sem esperar nada em troca.
Talvez tenha em livros, talvez explique, mas por que sentimos isso? por que essa explicação existe?
pronto, é isso que eu me pergunto. Por que há explicação? Por que realmente as coisas acontecem da forma que elas acontecem? Por que exixtem leis da natureza? LEIS.. não é aleatório. Se eu imprimir uma força num bloco de 10kg com uma aceleração de 5 m/s², essa força será F = 10.5 = 50N. Mas por que é assim? Porque os dados experimentais mostram coisas tão lindas, dados precisos, que seguem uma lei. Por que? Entende o que eu digo? Outra coisa que me intriga são as constantes. Força gravitacional é o produto das massas pelo.. veja bem.. o inverso do quadrado da distância, vezes uma constante. Não é ao cubo, nem a quarta potência, é ao quadrado e o inverso do quadrado... Consegue ver? e ainda com uma constante. Ainda tem muito mais, mas eu sou tão imatura que mal posso falar outros exemplos, talvez com mais tempo na física eu consiga. Por isso que eu digo que somos mais que matéria, que sabemos disso, mas estamos tão enrraigados aqui, que não vemos. Mas eu tenho uma coisa que me diz isso, sou muitíssimo sensível e eu sinto algo assim. Depende da sensibilidade de cada um.
Por fim, QUE ISSO JÁ TÁ ENOORME (se vc leu até aqui, você definitivamente não tinha mais o que fazer.. XD), mas eu tenho algumas provas, para mim de que há algo mais. Essas provas não vem com sentidos, mas são vistas no fundo da alma. Já fui ao centro espírita, já senti algo dentro de mim que me fez falar, já vi espíritos, vi uma moça aprendendo a psicografar e sentindo aquele ser dominando sua mão. Tenho uma tia que psicografa, minha bisavó também era sensível e minha mãe já contou histórias dela, minha própria mãe também é sensível, tem sonhos premonitórios sonhou com coisas que realmente aconteceram nos livros espíritas, meu tio já viu também, já sentiu a presença e vomitou (depois a moça disse que naquele lugar uma mulher tinha se suicidado), como eu disse, eu mesma já senti e presenciei, mas as coisas vem da alma e precisamos ser sensíveis para recebê-las. Comecei a acreditar em vida após a morte depois das histórias que ouvi da minha família e depois de eu mesma ter sentido. Antes do centro eu não tinha nada definido..
Enfim, era isso mesmo que eu queria dizer. Busco uma razão mais profunda da vida que me defina e me complete. Isso é algo meu.. posso estar errada? Claro, mas eu fiz minha escolha e acredito que ela seja correta pois ela faz sentido para mim, responde e esclaresce dúvidas.
E assim vivo, equilibrando a razão e a fé em minha própria balança...
- Próximo post vai ser sobre BESTEIRA, como sempre.. cansei dessa discurssão sem ponto algum, o mateus é que é um doutor nessa arte, eu sou uma bosta. Então, terminei por aqui e foda-se xD AHOIAUH


Só digo uma coisa, NUNCA MAIS posto sobre assuntos tensos.. =-=