Ateísmo?
Rabiscado por Bianca Azulay , quinta-feira, 18 de agosto de 2011 17:15
Essa postagem vai ser um tanto polêmica, mas eu vou fazê-la mesmo assim. Vou logo deixando claro que não estou querendo ser a dona da verdade, apenas estou expondo minha opinião.
Tem uma coisa que eu não consigo engulir e se chama ateísmo
Isso mesmo, ateísmo.
Pra quem não sabe, ateu é todo aquele que ou quem não crê na existência de deus. (Mini dicionário aurélio) e segue o ateísmo, que num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindaddes e outros seres sobrenaturais. (wiki)
mas porque eu não consigo engolir? Simples os motivos de quem é ateu se afirmar ateu são insuficientes e incompletos. Extremistas e até mesmo ingênuo.
O pricipal motivo, que permeia a mente de todos é a fé cega na ciência. Digo cega, porque de racional não tem nada. Acreditar que a ciência tem resposta pra tudo não passa de uma crença sem fundamento lógico. Então me dizem 'mas está respondendo muitas coisas até agora' Sim, é verdade, e que continue descobrindo até o fim, contudo o problema reside quando você tende essa afirmação para o..digamos.. infinito, de forma que sempre a ciencia terá a resposta.
Não duvido que tenha, mas a resposta gera dúzias de outras perguntas, que geram respostas e mais várias outras perguntas e assim, creio eu, continue. Não acho que consiguiremos a resposta para tudo e não acho que a ciencia, feita por humanos tão imperfeitos como a gente, consiga também.
E se fosse ciencia de seres mais desenvolvidos? Eles conseguiriam a resposta para tudo? será que chegaria uma hora que iriam dizer "Descobrimos tudo, a ciência morre aqui." porque se chegar, eu não quero estar nesse momento, e se estivesse entraria em depressão e voltaria a ver as coisas feitas, procurando algum erro.
A ciencia não morre, ela é viva e jovial, sempre se renovando, mudando e nos fazendo quebrar a cabeça com suas atitudes que nos parecem tão absurdas, mas que no fundo, após dias/anos de estudo, você finalmente entende e percebe... ainda tem muita coisa para entender.
Não consigo compreender extremistas, não consigo engulir a ideia de viver extritamente com uma única forma de pensar. É muito incompleto e limitado. Compreendo a beleza do corpo e da biologia, mas sei mais que tudo que não sou um 'zumbi' (sem alma, apenas as funções vitais funcionando), meu cérebro com certeza me faz ser quem sou, meus genes e minha criação modelam minha personalidade, mas ainda não é tudo. Existe uma componente forte, que define cada um, cada individualidade.
Vou admitir, já passei por uma fase ateia.. mas não tinha sentido, o ateismo é incompleto e apaixonado e não tinha as respostas para minhas perguntas, como um bom brasileiro procrastinador, o ateísmo deixa tudo para amanhã, para quando a ciencia estiver mais avançada, até quando esse adiamento vai durar?
Outros me vem com a mais ingenua dos motivos de se tornar ateu. Se deus existe, por que tem tantas pessoas passando por tanta doença, miséria/fome e tanta guerra?
Até porque, se deus existisse seria um oásis, né? tudo seria perfeito, nós seriamos perfeitos, numa sociedade perfeita.. e quem seria você? pelo quê tinha passado? O que você sabe da vida? Eu não entendo isso muito bem, mas sei que se existe miséria é porque tem alguem abastado, se existe guerras, é porque em algum momento houve paz e se existe doenças, é porque existe saúde. Essas coisas não estão isoladas, mas se completam. Depende de cada um ver o lado que quiser. Prefiro olhar para os dois, ver que ambos existem e que isso sim, forma algo que se aproxima do perfeito. O pró e o contra, o yin e o yang - formando harmonia -. Um mundo perfeito não seria perfeito porque não se saberia o que era um mundo imperfeito.
Nossa vida é bela demais, rica demais para se reduzir a processos químicos e biológicos. Somos mais que matéria e sabemos disso, intrinsecamente.
Não digo "deixem a razão de lado" por que seria hipocrisia e também inútil. Acredito que haja harmonia entre a razão e a fé, como dois pesos numa balança que elegantemente se equilibra. Se eu botar muita razão de um lado, há desequilibrio e isso não é favorável, porque se fosse, a fé exagerada também o seria. E razão e fé, apesar de complementares, se relacionam intimamente uma com a outra.
Por que eu me desequilibraria?
Será que os ateus tem medo de errar? de seguir uma religião (normalmente, sem exageros) e no fim não é o que pensavam? O que eles ganharam com o ateísmo? porque acreditar que é a mais pura verdade não é diferente de um católico ou judeu. Ainda acho que cada um se completa como pode e tenta seguir o caminho que acha correto..aliáis não entendo porque eles, os ateus, seguem algum caminho que acham correto (ou não seguem?) já que a maioria dos ateus que eu conheço tem conceitos parecidos com o de qualquer religioso, com a diferença que ele não precisa seguir aquilo, afinal ele é apenas matéria que ira se decompor depois, por que seria bondoso, caridoso ou gentil? Pra quê? Apenas por ser? por que quer ser? E por que ele quer agir assim? Apenas por agir? Mas de onde veio essa vontade? De onde veio a vontade de querer ajudar aquele mendigo surrado com o chapeú com alguns trocados dentro, cantando mesmo que as cordas vocais o traissem apenas para ter dinheiro para seu pão. Ele não é nada seu, nunca irá te ajudar no caminho da evolução, pelo contrário, iria apenas atrapalhá-lo, então por que tem piedade, por que você sente aquele impulso de ajudar sem nada em troca?
O ateísmo não respondia esse meu lado. Procrastinava...
Então fui para a solução mais simples.. e se eu não fosse só impulsos biológicos, se eu fosse mais que isso? Talvez meu sentimento fosse explicado.
Por que eu sinto como se conhecesse minha amiga a muito tempo? por que não mudamos com a distância? Existem pessoas que mostram que são mais que companheiros de 'bando', os laços são mais fortes e mais duradouros, são mais verdadeiros.
Eu estava lendo aqui.. 7 vantagens de ser ateu, pra ver se me convencia.
1) Se torna mais independente
2) Você passa a temer as coisas de verdade
3) Começa a achar engraçadas (ou não) as pessoas de outra religião
4) Acredita na ciência
5) Confia mais nas pessoas
6) Age mais por vontade do que por obrigação
7) Você se torna mais tolerante
Fonte: http://www.assimcomovoce.com/2010/02/vantagens-de-ser-ateu.html
Os argumentos nos comentários são muito parecidos com os que eu falei aqui. "se acontecesse tanta desgraça.." (momento indignação xD: AAAAH me dê um tempo, fico com raiva ó. Tá se é isso que vc quer.. SIM, é coisa de Deus. Mas não é só isso seu fdp nojento, ou vc tbm quer ser hipócrita e ver só um lado. nam... u_ú)
Os comentários mostram que houve uma grande aprovação quanto aos motivos citados, mas eu...realmente.. ok, vou parar de ser legal.
7) Você se torna mais tolerante / 3) Começa a achar engraçadas (ou não) as pessoas de outra religião. TÔ VENDO A TOLERÂNCIA, começa aí, se contradizendo.. desde quando pessoas tolerantes riem da religião dos outros? ou melhor, esnobam, são arrogantes e prepotentes como se a verdade deles fosse incrivelmente mais verdadeira que qualquer outra... tão hipócritas!
4) Acredita na ciência
Ok, essa não possui nenhum fundamento, né? Eu tô fazendo física, acredito piamente na ciência e nem por isso sou tão extremista.
O pior são os exemplos que ele dá, que..nossa nem vou comentar, prefiro me abster de tamanha falta de noção. Vejam o site e vão entender.
..... OK, VOU FALAR! >XD
PORRA, SE FOSSEM ARGUMENTOS BEM BASEADOS.. tipo, eu pensei que nos comentários houvessem ateus com cérebro e fosse dizer 'cara, não é bem assim também blablbla' parece que só teve um.. MAS O RESTO? Nossa, pra que isso?
" É normal durante um tempo você sentir um “vazio por dentro”, mas ele pode ser facilmente preenchido com álcool, mulheres e bons amigos, coisas que você nunca vai encontrar enquanto for religioso." Até porque todo religioso é gay e antisocial, né? e só alguns não bebem.. generalização sem sentido
"e nunca imaginaria que seus antigos amigos religiosos poderiam ser tão hilários…" aí está a tolerância...
Não vou botar tudo aqui porque não vou me rebaixar a tanto, mas é um argumento mais impreciso que o outro. Se pudessem me dar razões verdadeira, razões e argumentos bem fundamentados, talvez eu não ficasse tão revoltada.
Tem gente que vive feliz assim, o que eu posso fazer? Se conseguem manter o sorriso no rosto, e a paz de coração, por que diabos eu me meteria? Só gostaria que num momento de dor não se deixasse cair por teimosia. Que tentasse o novo e saísse da zona de conforto.
Conheço vários ateus e eles não são nem melhores nem piores que eu, convivo e gosto deles, o que me deixa um tanto incomodada são os argumentos de suas escolhas.. mas se eles se sentem bem, não me intrometo.. e mesmo se sentisse mal, eu também não daria uma de evangelizadora, cada um aceita o que quer. A atitude parte de cada um, é pessoal e intrasferível que nem senha de banco. aoiuaha
Enfim já falei demais, se eu me lembrar de algo continuo..


Postar um comentário